Quando comemos doces, como bolos, chocolates ou sorvetes, é importante considerar como esses alimentos podem afetar o açúcar no sangue. E nesse contexto, precisamos levar em conta também a Carga Glicêmica (CG) e Índice Glicêmico (IG).
A carga glicêmica está relacionada à quantidade de carboidratos que um alimento contém e como isso influencia nos níveis de açúcar no nosso corpo após comermos. Já o índice glicêmico avalia o quanto rapidamente um alimento aumenta os níveis de glicose no sangue.
Os doces tendem a ter uma carga glicêmica alta (pela quantidade de açúcar), o que significa que podem aumentar rapidamente o açúcar no sangue (glicemia) após serem consumidos.
Mas, calma! Isso não quer dizer que você precise cortar os doces completamente da sua alimentação, contudo é importante ter em mente que escolhas frequentes desse tipo de alimento podem impactar os níveis de açúcar no seu organismo, o que é prejudicial em vários sentidos. Optar por versões com menos açúcar ou controlar as porções pode ser uma maneira de ajudar a gerenciar esses efeitos nos seus níveis de açúcar no sangue.
Se você quer saber mais sobre o assunto, leia também: Aprenda Definitivamente a Relação entre Carga Glicêmica e Índice Glicêmico